Houston, we have a problem
Hoje, estando com o telhado todo, resolvi ir tomar café, voltar para casa, vestir a camisa de noite e não voltar a sair. Inclusive peguei no portátil e fui navegar para vale de lençóis.
Entretanto, chave à porta, entra o filho: tou cheio de fome, vim só comer qualquer coisa e vou já para a escola, tenho 15 minutos. Entro à pressa, saíu a correr.
Passado um bocado, chave à porta, Tomás no corredor. "'Atão', puto, tu não tens aulas?" "ya, venho só beber qualquer coisa..." Mmmmm, mãe com pulga atrás da orelha é pior que deus-me-valha. Fui à cozinha, lá estava ele, garrafa de coca-cola numa mão e mão no armário, para aceder a um copo. "O que é que se passou?" "Nada" "deixa-te de coisas" entre soluços:"não consigo encaixar em lado nenhum" e BUUUUUM, veio tudo abaixo. Ainda argumentei que era início do ano, e eram colegas novos, mas e que não, que o colega do lado leva as aulas com manifestações aerofágicas por ambas as vias, e que não o deixa em paz, e que sabe que se juntar a ele ou chumba ou vai a conselho disciplinar, e que não quer, por isso vem a casa todos os intervalos.
E depois passou-se à séria: "o ano passado foi a merda que foi, este ano estava com esperança, porque a escola era outra, mas afinal a merda é a mesma." E sai a palavra "F" duas vezes, e voam os meus chinelos para o corredor (eu até tenho medo de ir ver onde é que acertaram...), e eu puxo dos galões: "desculpa lá mas isso não é só porque não te encaixas. O que é que se passou mais?" Acabou por confessar que ele e outros (tudo repetentes) lhe andaram a mostrar a escola, e que foram ao bar e roubaram qualquer coisa, após o que o meu filho se afastou. E passou a vir nos intervalos a casa. Todos.
Lá vou eu falar com a directora de turma, não sei bem de quê, nem com que argumentos, mas pronto.
Anda uma mãe a educar bem um filho, e depois, precisamente por causa da educção que recebeu, não encaixa. Mas porque é que eu não sou rica? Ou pelo menos porque é que não trago um ordenado para casa para lhe pagar um colégio?
Não, não me esqueci da minha telha, mas é tudo a ajudar...
F**a-se