O Tour de France
Desde que me casei que me habituei a acompanhar, ainda que entre uma entrada e outra saída da sala, o Tour. O maridão adora ciclismo, ver e praticar - embora já não pratique há algum tempo, pendurou a bicla na parede da garagem, (agora dedica-se ao Body Pump e a Body Combat...)
Habituei-me, qual cãozinho daquele senhor que abanava a sineta, o Pavlov, a ligar o Tour às férias. Quando os senhores chegavam aos Champs Elisées, queria dizer que faltavam duas semanas para abrir a nossa época balnear.
No entanto, em quinze anos, aprendi realmente a gostar de ver. Se não apenas pela forma como o desporto funciona - com uma equipa toda a apoiar o "cabeça" da mesma, por exemplo - pela paisagem inerente. Há etapas de cortar a respiração!
E o caso é que neste momento estou aqui na sala, a escrever este post, de televisão ligada na Eurosport - de longe o melhor canal para acompanhar a volta, os três comentadores são fabulosos, então o francês, que fala um português sobrebo max cum sôtáqu frrrrancêx ,valem, só por si as horas que a tv fica ligada enquanto uns desgraçados de uniformes de lycra suam as sete estopinhas...
Hoje, corre-se a etapa do Mont Ventoux, que já há muito não se fazia. As paisagens são excepcionais, nomeadamente quando começam a apróximar-se do topo.
Ora atentem lá na beleza da coisa:
Surpresas, quanto à vitória, consagrada amanhã nos Champs Elisées, não há: será Alberto Contador, espanhol, que levará o mais que merecido galardão. Neste momento, a dúvida e supense prende-se com o facto de sabermos se o fantástico Lance Armstrong ficará no pódio, depois de três anos sem correr, e já com uma provecta idade para estas brincadeiras - 38 anos. O vencedor certo e sabido prometeu ajudar Armstrong hoje, nesta prova de estoirar cavalos - se não acreditem, dêem um pulinho ao Eurosport e atentem na cara dos ciclistas...
E pronto, fica aqui a minha homenagem a Armstrong, a Contador, a todos os ciclistas deste tour, e ao fabuloso trio que nos acompanha via televisiva.
B'jinhos,
Fátima
P.S: Acabou a etapa. Armstrong ficou no terceiro lugar do pódio. Yess!