Eu não aprendo!!!!!
Associações de Pais. Envolvi-me nelas durante oito anos, e nos últimos dois, afastada, respondia sempre com um: para esse peditório, já dei. Vai daí, ra'is parta o bichinho, aceitei a presidência da AP da escola do meu filho, este ano. Tomámos posse em finais de Fevereiro, e tivemos quatro reuniões desde então. Como representante em Conselho Pedagógico, e estando nós agora a tratar do Projecto Educativo, as minhas quarta-feiras estão inteiramente tomadas até final de Junho. Se me aborreço com isso? Nada. Até estou a gostar. Estou a ver a escola de outra prespectiva, por dentro. E é um bocadinho diferente do que eu esperava, para melhor.
Só que ás vezes esgota... ía haver uma palestra, já agendada com o orador, o Pedagógico decidiu mudar as datas, e o orador está de férias nessa altura. Dei voltas e mais voltas à cabeça, a única oradora disponível era... eu. Mas os meus dois ou três temas "do costume", não encaixam com a palestra dos oradores que a escola, em boa hora, convidou. Ufa. Ontem passei na escola das 9:00h às 17:30h, e depois, ás 19:30 tive reunião de Associação, que acabou ás 22:10h. E eu há dois dias constipada que nem uma texuga, lá me aguentei à bronca... e nem me custou muito - é para isso que servem os ben-u-rons, o ibuprofeo e o actifed.
Mas, mal começou a reunião, abriu, novamente a caça ao pato - sendo o pato, neste caso, eu. Aliás como vem sendo hábito. Parece que as pessoas - não são todas, mas algumas - estão mais interessadas em pintar de preto as minhas sugestões de que em contribuir positivamente com outras. Onde é que eu já vi este filme? Pois.
Não tenho tempo paa tanta coisa - de realçar que o trabalho numa AP é voluntário, e não é suposto ser a tempo inteiro, nem em part-time... não me parece correcto que me façam exigências, ainda para mais quando todos têm os meus contactos, e são livres de fala comigo sempre que quiserem. Porque diacho é que meteram na cabeça que eu tenho de entrar em contacto com toda a gente? Bah!!... Até do facto de eu ter enviado o lembrete por SMS da reunião, marcada há duas ou três semanas, ser no dia seguinte foi criticado, pois que devia tê-lo feito com maior antecedencia! Pois que quem não tinha estado presente na reunião anterior que me contactasse a perguntar quando era a próxima, com tempo!
Pronto, repito, onde é que eu já vi este filme?
A diferença é que... eu estou diferente. Com a minha idade e a minha estória de vida, cheguei a uma fase em que não aceito dobrar-me ao que me magoa. As coisas mudam-se neste caso, se os outros não conseguirem encarara situação de outro ângulo, eu posso mudar. Ou seja, afasto-me e vou "pregar para outra freguesia", ou dedico-me à pesca. Porque pretencer a uma AP não dá o direito a ninguém de me passar a ferro, só porque sim.
Porque foi assim que sentia ontem, quando cheguei a casa.
Não quis reagir a quente, dá sempre direito a dizermos coisas que não queremos, e neste caso como em todos, gosto de ser assertiva, e de levar o barco a bom porto, com o mínimo de estragos possível. Mas depois de muito pensr no assunto, existem medidas que necessitam de ser tomadas.
E quanto à relação com os professores, tem de facto sido agradável, respeitosa e gratificante. Porque é que entre pares não está a ser assim? Eu sou a mesma, e lido da mesma forma com todos...
Estranho.
Fátima