Fónix!
Deixem-me lá começar do início... os pneus do meu carro têm um problema de aderência. Sim, não é da condutora, é mesmo dos pneus, que com a temperatura alta são um perigo. E não estão carecas - têm à volta de um ano...
Ora, eu costumo ir para a praia da Princesa - já aqui falei disso no ano passado - que, para mim, é a melhor praia da linha da Costa, principalmente pela pacatez dos frequentadores. Claro que tem parque pago, mas isso para mim é um ponto a favor, quanto mais não seja, porque restrinje o acesso; não, não estou a ser snob, mas gosto de ir sózinha à praia e não levar com gente parva, que não respeita o espaço alheio, engatatões da treta, que vêm uma mulher sózinha e "atacam", boladas perdidas... ali não há nada disso. E até posso ir à água e deixar o cesto com o porta moedas, o MP3 (que estive a ouvir todo o tempo) e as chaves do carro, e não me preocupar demasiado com isso. Desculpem, mas são os €1,20 mais bem empregues!
Mas como tudo, há um lado B: o acesso. nem vou falar do buracão que existe na entrada, quando passamos do empedrado para a terra batida... é grave, mas a gente espera e dá a volta pela outra faixa. Não, vou só falar do empedrado.
Ora, aquela entrada é a que dá acesso a maior número de praias, vai daí o empedrado está mais-que-polido. Entrar, entra-se bem... agora quando é para sair, é um atrofio... quando saio pelo meio-dia, uma, acelero fora do empedrado, e vou por aí acima... o problema é que quando lá chego (ao cimo), tenho de parar o carro e esperar uma aberta para me meter no asfalto. E essa paragem é feita ainda sobre o empedrado. Abertura, acelero a fundo, vzum vzum vzum - nada de sair do sítio - e poeira e fumo, muito fumo. E um cheiro a borracha queimada...! I.e, qualquer dia não tenho pneus... nem estômago! E se vou de tarde, saio em fila, o que quer dizer que nem chego lá acima...
Vai daí, "olha, amanhã vai antes à praia da Raínha, que também é estacionamento pago, e sais bem". Ok. Pequeno problema; o acesso à Praia da Raínha tinha uma fila que chegava quase à Costa da Caparica. Arrrghh! Continuei e fui entrando nos acessos às praias todas: acho que bati o recorde em inversões de marcha. Ele eram "palletes" de autocarros, automóveis mal estacionados, oh mãããe! Cheguei à última antes da Costa da Caparica, e voltei para trás, na esperança de que me tivesse escapado alguma... não só não me escapou nenhuma, como estive na fila para a praia da Raínha, porque não era possível escapar-lhe... nesta altura, já quase dava cabeçadas no volante... e lá segui em frente, rosnando, "ainda vou acabar na Fonte da Telha" (nota: é uma praia de que não gosto...). E quando dei por mim, estava a descer a rampa em fila paradinha. Não, não disse um único palavrão, acreditam? Bom, chegada lá abaixo, viro à direita. E ando, ando, ando, até ao fim!!!!!!!!!!!! E nem um buraco para enfiar uma agulha. Lá no finzinho dava para estacionar, mas eu nem via qualquer acesso a praia! Mais uma inversão de sentido de marcha. Ao pé da rampa, em vez de a subir, sigo em frente... fila paradíssima.
Mando a praia para o camandro, e venho-me embora. Com isto, são 11:10h... o que quer dizer que andei 2 horas ás voltas! Gasolina, é que é já a seguir, ainda não estava na reserva, mas não faltava muito... abasteci no caminho para casa, e vim a repetir a mim mesma, este ano não volto à praia!
Chiça!