Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma "dona de casa" 2.0

... à beira de um colapso

Diário de uma "dona de casa" 2.0

... à beira de um colapso

Seg | 27.02.12

Óscares 2012 - ou - Como eu não consigo ser políticamente correta...

Fátima Bento

Estão à espera que eu emita as minhas opiniões sobre o que vi na passadeira vermelha e desate a dizer nomes de gente como Elie Saab, Marchesa, e McQueen? Ná, esqueçam lá isso, que tive mais que fazer de que passar a noite a pesquisar quem é vestido por quem e a procurar sites que estivessem a fazer streaming da coisa.

Ná.

Nem agora, que já passei a vista, obliquamente, em alguns blogues de trapos que mostram tudo ou quase, o vou fazer.

Mas, e só para que não digam que sou mete-nojo-c'a-mania-qu'é-mais-qu'as-outras, prontx, duas - mas só duas - opiniões:

Gostei da Paltrow. Gosto de branco - seja ele puro, gelo, ou marfim - e de linhas simples.

Não gostei da escanzeladíssima Angelina. E se sou da opinião de que uma coisa boa pode ser ótima, mas há alturas em que os bisturis devem ser deixados para as atrizes mais próximas, oubiste, Angelina, filha? Lembra-te da australiana que já quase nem mexe...

Quanto ao resto, só não vou dizer que dei por mal empregues as horas que não dormi porque ninguém me obrigou a ficar prantada em frente à tv até às (coisa de) 5:00 a.m.

Senão dizia.

É assim: vi 'Os Descendentes' no sábado, e 'O Artista' ontem (ainda não vi o 'Hugo'). Estava, portanto, fresquinha e cheínha de opiniões. Passando as designadas categorias técnicas adiante - mas não lhes tirando a importância, assumindo apenas que a maioria de nózes que

a) gostam de cinema;

b) vão ao cinema;

c) vêem cinema

d) falam sobre cinema

não percebem pevides sobre o assunto, ou quase, falemos das habituais:

  • Melhores Secundários - sem surpresas, e muito bem atribuídos. Plummer - ó homem, hãn, 82 anos para receberes um Óscar, e foi preciso sair do armário! Octavia-eat-my-shitt-Spencer, parabéns!
  • Melhores principais - nesta categoria sofri. Saiu um loooongo suspiro de alivio quando chamaram a Meryl, mas rosnei quando chamaram o Dujardin

E pronto, a partir daqui foi tudo p'ós franciús. Ele foi produção, realização e filme. Eh, g'anda festa!!!

 

Este ano a Academia achou por bem homenagear o cinema. Tinha dois grandes blockbusters para o efeito, 'Hugo', de um Scorsese com o qual não estamos familiarizados, e 'O Artista', filme-surpresa-mudo que arrrebatou unanimidades. Por essa ordem de ideias, poupavam os espectadores, dividiam os óscares e prontx, poupavam-se uns milhões, que se calhar até davam para mais um filme à la Hugo e/ou dois à l'Artiste. Mas não.

Ora 'Os Descendentes', claramente o meu favorito, está nos antípodas do grande vencedor da noite. A prestação de George Clooney é diametralmente oposta à de Jean Dujardin.

Enquanto num filme mudo todos os gestos têm de ser exagerados, por forma a ultrapassar a barreira da falta de voz dos intervenientes, n'Os Descendentes', o que nos agarra é precisamente a contenção dos personagens. O equilíbrio perfeito de Clooney, nem um milímetro a mais nem a menos.

E se formos pesar conteúdos... bom aí eu penso que não há qualquer comparação. 'O Artista' é uma fantasia de Michel Hazanavicius , enquanto o filme de Alexander Payne é uma abordagem da realidade de pés bem assentes na terra.

Bem vistas as coisas, nem há comparação entre ambos... já Hugo, aposto, pertencerá à galeria de Avatar, de ET, talvez dos Regressos ao Futuro, dos Star Wars, bom, à galeria dos inolvidáveis.

Quanto ao resto, Billy Crystal - mais um daqueles casos em que às vezes vale mais aparentar a idade que está assinalada no BI - terá cumprido elegantemente a tarefa de que foi incumbido - i.e, booooooorrriinnngggg!!!!!!!!!!!!!! - e segundo parece, o Sacha Baren Cohen a.k.a o Ditador, foi corrido antes das câmaras estarem ligadas.

Ai a saudades que eu tenho DESTA noite dos óscares... (cliquem e vejam que vale a pena...)

 

Volta, Hugh! (só mais um cheirinho para matar saudades...)

1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.