Um bocadinho de futilidade nunca fez mal a ninguém, pois não?
Sabem as clutch? Aquelas que dantes se chamavam pochettes, carteiras (agora carteiras são todas; e as de guardar cartões e dinheiro passaram a chamar-se porta-moedas independentemente do tamanho...), de usar na mão, e que pululam nos desfiles deste mundo e do outro, estação após estação - o que eu acho muito bem, já que me pelo pelo objeto.
Pois que algumas das ditas têm uma correntinha para pôr no ombro, coisa fininha e discreta, para usar dentro da mesma.
Ô, perguntam vocês, então porque é que trazem a corrente, se não é para pôr no ombro?
Pois que não é suposto usar uma clutch no ombro.
Mas pode?
Pode.
Eu explico
A clutch começou por ser uma carteira para usar em ocasiões especiais, festas, casamentos, the works. E os modelos mais pequenos continuam a ser muito bem vistos e recebidos em tudo quanto é festa (as maxi-clutch - paixão! - são assim a modos que mais para o dia, estão a ver?). E agora, digam-me, estão numa festa e vão dançar. Ou numa refeição volante, em que uma mão segura o prato, e a outra, o talher... o que é que fazem à preciosidade?
Sacam da correntinha e encaixam-na no ombro, para maior comodidade. É para isso que servem as correntes, capicce?
Para quem não é muito de festas, vejam-se lá a ir ao cinema com um belo exemplar na mão. Às tantas, vai o filme a meio e vocês lembram-se que acabou o leite. E os ovos. E decidem que antes de voltar para casa vão dar um salto ao hiper. E quando lá estão lembram-se de acrescentar ração para os animais e - vejam lá a sorte! - o vosso detergente favorito está com uma promoção incontornável!
É sacar a correntinha e pegar nos sacos com as duas mãos até ao carro.
(No sentido dos ponteiros do relógio: preta - H&M, cinza - não me lembro, castanha - Segue, croco - loja de rua, vermelha - idem, castanho chocolate - loja chinesa, palhinha - Bershka)
Este post vem do fato de ontem ter visto uma mocinha num centro comercial a sair do elevador para ir ao cinema, com uma clutch cruzada a tiracolo. Até se me arrepiaram os cabelos da nuca!
Óy!
É assim, carteiras cruzadas a tiracolo só são admitidas SE forem modelos desportivos ou 500% informais, tipo em ráfia, ou assim.
Só!
Ao ombro, podem usar as carteiras de ombro e os shopping bags. A clutch usa-se na mão. Salvo as exceções apontadas atrás.
É assim, eu cá não concordo com ditaduras de moda. Uso clutch porque gosto, e tenho inclusive algumas sem corrente. E ainda à dias comprei uma carteira pequena em macramé aberto que deixa ver lona por baixo, com alça para cruzar em corda. Dentro cabem os porta moedas, o telemóvel, e a mini bolsa com o gloss, o espelho e a máscara de pestanas. E só lhe consigo juntar a chave, que tem um porta-chaves grande. Só porque me apeteceu brincar e andar levezinha.
Quem não consegue 'interiorizar' a ideia de andar com uma 'coisa' na mão, pode escolher outra carteira que as há de todos os tamanhos, feitios e preços.
Mas deixem lá as coisas serem o que são!
OK?