Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma "dona de casa" 2.0

... à beira de um colapso

Diário de uma "dona de casa" 2.0

... à beira de um colapso

Sex | 07.09.12

Austeridade, dr. Passos Coelho? AUSTERIDADE???????

Fátima Bento

(foto daqui)

Eu não percebo nada de economia.

Por acaso, quando o sr. Primeiro Ministro falou, eu estava enfiada na cozinha a fazer o jantar - juro que até tentei acompanhar o parlapié do inicio, mas como os preâmbulos me irritam, desisti e fui fazer massa. Só que enganei: em vez de fazer massa de pizza, devia ter feito da outra... acabei a viajar cozinha-sala (sou das que não têm tv na cozinha, e nunca me lembro de levar o pc) de mãos na cabeça (teoricamente, senão tinha sujado o cabelo todo).

O(s) GAJO(s) ESTÁ(ão) COMPLETAMENTE LOUCO(s)!

Reafirmo que pouco ou nada percebo de economia, mas sei fazer contas, ou não fosse eu filha de merceeiro, e com tanto corte e perda de poder de compra, tenho praticado mais que o suficiente.

Ou seja

de destacar que o aumento nos descontos para a 'so called' Seguança Social

sobe 7% 

o que faz. per si, que a dita 'reposição' do 13º mês na Função Publica - deixando, claro, de fora, o 14º - se revele a maior das falácias. Como? Passemos a um exemplo prático:

Um FP que ganhe €1200 (valor liquido) vai passar a recebe mensalmente +€100, correspondentes a 1/12, i-e, o 13º mês.

Um FP que ganhe €1200 vai descontar mais 7% do ordenado - €84. O que transforma, na prática, a reposição do 13º mês, em €16/mês.

O que quer dizer que o 'nosso' 13º mês se vai transformar em

16X12= €192

(o que até não interessa nada em termos totais, uma vez que vai ser entregue às mijinhas)

Se quiserem a coisa apresentada de form mais clássica, é assim:

Entra no orçamento um 13º mês - €1200. Sai do orçamento €1008 anuais para a 'Segurança Social'. Quanto é que sobra? Isso, €192.

Mais de que suficiente para, por exemplo

  • levar os filhos ao dentista regularmente
  • ao oftalmologista anualmente
  • arcar com o valor de mudança de lentes
  • comprar o material escolar
  • e afins.

Mas como tudo isso não mais é de que luxo dispensável, está-se bem. 

 

Ah, mas não respirem muito: temos o aumento do IVA ao virar da esquina, e novas alterações  no escalão dos produtos taxados. Os €16 já cheiram a anedota, não?

 

*eu sei que contas feitas sobre os valores em bruto dos ordenados a coisa altera-se muuuuuittoooo ligeiramente.

Se  para cima se para baixo não faço ideia, que, como já disse, não precebo pevides de  Economia

1 comentário

Comentar post