Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma "dona de casa" 2.0

... à beira de um colapso

Diário de uma "dona de casa" 2.0

... à beira de um colapso

Qua | 05.09.07

Rentrée a ferro e fogo

Fátima Bento

Tantos temas para abordar, que quase não sei qual abordar primeiro.

Quase.

Porque hoje - e a coisa é fresquinha - houve uma novidade: saiu a lista A que concorre aos Órgãos Sociais da Confap - Confederação Nacional das Associações de Pais. E uma vez que a Confederação representa TODAS as Associações de Pais do país, e por inerência, TODOS os Encarregados de Educação de todos os alunos
(é discutível se só os Associados das AP’s, i.e., os que pagam quota, cuja média é de €5,00/ano, ou se todos. Existem AP’s cujos estatutos consideram que, a menos que declarem o contrário, todos os EE dos alunos da Escola são Associados… mas adiante que isto, sendo importante, não é assim tanto para este assunto),
seria de esperar que os elementos que compõem a lista viessem dos quatro cantos deste país à beira mar plantado.

Ah!!!!!

Pois!

Numa lista que é constituída por 18 elementos efectivos, sete-elementos-sete são da Federação Regional de Setúbal, e desses 7, seis são afectos à UCAPA, União Concelhia das AP’s de Almada ( i.e, são todos do mesmo Concelho).

E assim os pais e Encarregados de Educação do nosso país, sentir-se-ão sossegados e em paz, representados, acima de qualquer dúvida, com toda a isenção e transparência.

Bahhh!!

E porque não quero levantar dúvidas sobre a minha isenção no assunto, e em nome da transparência que advogo em relação a tudo, tenho que come clean com respeito à minha relação com a Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais. Quem tem lido os posts deste blogue nos últimos dois meses, já tropeçou num, que pode ser re-lido em

http://donadecasa.blogs.sapo.pt/tag/federa%C3%A7%C3%A3o

Resumindo e baralhando, fiz (bom talvez ainda faça, uma vez que ainda não enviei as cartas de demissão) parte dos Órgãos Sociais da Federação desde 2006,como vogal do Conselho Executivo, tendo sido reeleita em 2007 para o biénio 2007/08, desta vez como Secretária do C.E.

Fiz também parte da lista B, candidata às eleições para os OS da Confap, impugnada pela lista A (encabeçada pela Distrital de Lisboa), que foi depois igualmente impugnada por querer usar um recurso que tinha recusado à lista B.

E foi uma confusão, trapalhada e… bem, andou na imprensa, sem grande destaque, que foi possível, até certo ponto, segurar o facto de que a Confap estava a ser dirigida por um grupo de gente que se não entendia, e que toda a mise en scéne estava segura por cuspo, ou uma qualquer cola muito reles, e as costuras podiam rebentar a qualquer momento. Foi então arquitectado um plano que consistiu num coup de théátre muito bem engendrado no qual, lamentavelmente participei, pese embora o facto de não ter conhecimento do “arranjinho” até o facto estar consumado.

Entretanto deu-se o que menciono no post cujo link se encontra acima, e que me levou a apresentar a minha indisponibilidade em manter o cargo para que tinha sido eleita, sendo suposto apresentar o caso na minha AP, uma vez que os lugares da Fersap são ocupados por Associações de Pais, e não por pessoas  (eheheheheheh… aaah, desculpem), após o período de férias, e tão logo tenham sido eleitos os novos Corpos Sociais da mesma, que deverão tomar uma decisão quanto à minha substituição por outro membro, ou a demissão da AP, tout court.

(só a carga burocrática já tresanda. E depois dizem que os pais não participam… é preciso um curso só para apanhar esta gaita toda!…).

Se lamento? Sem dúvida. Lamento o ter vestido a camisola com tanto empenho, e olhando para trás, parece que só eu é que levei a coisa a sério… na área da formação está tudo parado, em stand by (e eu duvido que volte a mexer), e adivinhem a quem vão atirar com a responsabilidade (hoje já nem durmo com a preocupação!)?

Voltarei provavelmente a este assunto, visto que este post já vai quilométrico, e há muito para dizer…

Agradeço, e não é sempre que o peço, comentários. Não quero maçar ninguém, e se este assunto é maçudo demais digam. Se não é digam à mesma.

Comentem, please!

 

Fátima

1 comentário

Comentar post