Os pequenos-almoços de que se fala - e vê. Ó se se vê!
Anda muito boa gente a deitar fotos de pequenos almoços glamorosos e batidos lindos e saudáveis pelos olhinhos. Bem sei.
Acho que até hoje só publiquei uma, aqui há coisa de um ano atrás (pensando bem, acho que publiquei duas, uma com um livro, outra com o reader, em dias diferentes).
E há muita gente que diz que ah e coiso esses pequenos almoços saudáveis são/ficam tão caros....
Yup, pois ficam.
Mais caros que uma torrada e um galão se feitos em casa.
{E, vamos lá pôr de lado quem não tem dinheiro nem para isso. EU SEI que há pessoas que não têm, ok? Mas se formos não falar nas coisas 'pour cause', às tantas ficamos aqui todos encolhidinhos e encostadinhos às paredes, a 'ver se passa' até podermos deixar de perfilar. Eu sei. E vocês sabem que eu sei. Pronto}.
Mas a verdade é que não é a mesma coisa. Não é que não goste de torradas e galão (para mim é mais meia de leite, mas pronto), mas os nutrientes que engolimos nesse duo e de que não precisamos, e os que podemos engolir nos outros e saudáveis pequenos almoços, não têm comparação. Posso deixar aqui esta ligação cheia de exemplos, para a pagina de facebook 'Dias com a Mafalda', (o blogue está 'em obras', pelo que agora segui-la, só aqui) mas há-os aos magotes. E já deixei aqui outros links para outros blogues com ideias que têm tanto de saudáveis como de deliciosas.
Mas como estamos AQUI, vou dizer como são os pequenos almoços desta que vos escreve. Ora que de há uns dois ou três dias para cá, preguiça oblige, tenho colocado 200 ml de leite de soja num shaker, meto lá para dentro o conteúdo da saqueta do batido de proteínas com sabor a chocolate, sacudo, sacudo, sacudo (... e sacudo... e sacudo...), e verto o batido para o copo. Para ficar mais 'bonito' e não ter a sensação de estar só a engolir liquido, ponho-lhe uma colher de sobremesa de coco ralado em cima. E bebo um ristretto (com 3g de açucar - mais ou menos meio pacotinho ).
Mas naqueles dias em que estou mais predisposta, e planeei a coisa, e tudo e tudo, gosto de colocar duas colheres de sopa de müesli+uma colher de chá de sultanas no fundo de uma tigela, e cobrir com um iogurte grego não açucarado (a doçura fica por conta dos frutos secos do müesli incrementados com a dose extra de sultanas). Por cima, coloco frutos do bosque - mirtilos (que desapareceram do Lidl onde são mais baratos, por isso não os tenho comido), amoras e/ou framboesas (de que gosto menos). E quando tenho,junto-lhe bagos de romã, que fazem um crunchcrunch quando mastigados que dão um toque - e sabor - todo especial à coisa. E tomo um ristretto.
(vá, tirem o chá e ponham um café para sermos mais fiéis à coisa...)
Mas posso substituir as frutas silvestres por pedacinhos de kiwi, banana, manga, papaia, juntos ou separados. Nesse caso diminuo ou 'corto' os cereais, que ingiro ao lanche, por exemplo. E no caso de colocar várias frutas, intercalo uma camada de iogurte, uma de fruta, outra de iogurte e coloco por cima frutos secos picados (as nozes são fantásticas porque são ricas no colesterol 'bom', entre outras propriedade fabulosas, mas podem ser amendoas, avelãs, pistácios...) Aqui há tempos fiquei a saber pela Lénia que a canela é termogénica pelo que leva o metabolismo a queimar mais calorias; por isso, uma colher de café de canela em pó por cima é uma excelente aposta.